top of page

O que é Yoga?

Atualizado: 29 de abr. de 2024

“O Yoga não é para te tornar bonzinho e ter voz mansa. O Yoga não é para aceitar tudo. Não há Yoga sem revolução interna. Não há Yoga sem questionamentos. Não há Yoga sem mexer fundo nos relacionamentos. Às vezes o Yoga não te torna calmo, mas furioso. Porque é o despertar da consciência. Às vezes, o Yoga traz o caos. E da fúria desse caos vem a renovação”. (Nic Yoga - Insta do Shivão)


Neste primeiro texto do blog quero falar um pouco sobre o que é o Yoga e eu quis iniciar com essa citação, mas que é muito verdadeira sobre o Yoga.


E que a partir dela já começamos o processo da desmistificação do Yoga e falar o que é Yoga é desafiador.


Essa palavrinha curta representa muito mais do que vou falar aqui. Não só pelo o que a tradição explica, mas também significa muito o que cada um de nós vivencia com o Yoga.


Yoga é uma prática e filosofia de vida milenar de autoconhecimento. Apesar de trabalhar e melhorar todos os sistemas do corpo, o Yoga não se resume à uma prática física. Seu objetivo final é moksha, que significa liberação ou iluminação. Moksha é libertar-se de crenças, condicionamentos e obstáculos para o crescimento e plenitude.


Praticante de Yoga segurando mat
Foto ilustrativa - praticante de Yoga



Muito se fala que Yoga une corpo, mente e espírito, mas na verdade Yoga revela que nada está separado. Quando falo em praticar Yoga, a primeira coisa que vem à mente das pessoas são posturas físicas, performáticas e praticantes com corpos muito flexíveis. Infelizmente isso é o que chegou ao Ocidente e o que vendem por aí. E é muito triste. Uma filosofia, um estilo de vida tão rico que nos leva ao autoconhecimento e é apresentado às pessoas de forma tão limitada e distorcida. Um mestre indiano, chamado Vivekananda, foi aos EUA no século passado para uma conferência sobre Yoga e lá, para explicar de uma maneira que ficasse mais fácil para a plateia que ainda não conhecia o Yoga, dividiu em 7 ramos para as pessoas entenderem, que são:


Hatha Yoga, Karma Yoga, Jñana Yoga, Bhakti Yoga, Tantra Yoga, Mantra Yoga e Raja Yoga. A repercussão dessa conferência foi tão grande, que dessa forma o Yoga chegou dividido ao Ocidente. Então, tudo é Yoga, devemos praticar todo esse combo. O que muita gente consome é apenas a pontinha do iceberg.


Hatha Yoga: é o que nós ocidentais mais consumimos. Já é bom adiantar que não é ginástica, mas um conjunto de técnicas como posturas físicas, exercícios de respiração, exercícios de concentração, exercícios de purificação e de contração que proporcionam fortalecimento e domínio do corpo, da mente e das energias. É o Yoga clássico, o yoga tradicional e a partir dele várias linhas modernas surgiram.


Como dizem meus professores, o Hatha Yoga é a porta de entrada para um processo de autoconhecimento. E ao longo dessa caminhada integramos os outros ramos do Yoga no nosso dia a dia. Por isso yoga é um estilo de vida.


É um caminho lindo mas também nem tudo são flores. Praticar Yoga também é um caminho com muitos espinhos. Autoconhecimento não é brilho e fogos de artifícios, mas com certeza vamos nos tornando seres melhores, mais conscientes.


Aprendemos a lidar com nossas sombras, emoções e situações que talvez não queríamos ver. É autoaceitação. É autoestudo.


É através do nosso corpo e da nossa mente que todo esse trabalho é feito e a gente começa a compreender mais que tudo que o que o ser humano busca, não está fora, e sim dentro de cada um. Ou seja, a gente começa a acessar nossa potência, nosso poder pessoal, a ter uma mente mais clara, mais forte, mais fértil. Yoga é um caminho de transformação, removendo a ignorância de nós mesmos e trazendo luz à consciência.


Segundo minha professora Rosângela, o Yoga não é para nos tornar passivos e zen, mas pacíficos. E ativos, para direcionar o olhar com essa consciência desperta ao coletivo.


Olhar para o outro com amor, com respeito e nos posicionarmos com sabedoria diante aos acontecimentos à nossa volta. Pois estamos todos conectados.


Yoga vai além de uma prática em cima do tapetinho. Yoga é levar os aprendizados de cima do tapetinho para o dia a dia. É nossa postura diante da vida, nossas escolhas, intenções, ações.


Respirar é Yoga, cumprimentar o seu vizinho é Yoga, estar em constante auto-observação, autoestudo, estar atento aos pensamentos e às atitudes é Yoga. Viver é Yoga.


Comentários


bottom of page