top of page

A prática de Yoga no alívio da ansiedade

Atualizado: 29 de abr. de 2024

"Para cultivar a serenidade de espírito, primeiro regule sua respiração, porque quando ela estiver sob controle, o coração estará em paz; mas se a respiração estiver espamódica, então ele estará perturbado. Desse modo, antes de qualquer coisa, primeiro regule a sua respiração, assim seu temperamento será suavizado e seu espírito acalmado". Kariba Ekken


A Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou que o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo. Esse transtorno atinge cerca de 18,6 milhões de pessoas, ou seja, 9,3% da população. Qualquer incerteza ou imprevisibilidade, principalmente pelo momento atual que estamos vivendo, é gatilho de ansiedade. E como a vida é cheia de incertezas, as pessoas estão a todo momento em alerta. A ansiedade clínica aumenta os níveis de hormônios do estresse, faz subir a pressão sanguínea, tem impacto no sistema imunológico e por essas e outras razões está relacionada a problemas cardiovasculares, transtornos imunológicos, etc.


Homem de olhos fechados em estado de presença

A importância da respiração

A prática de Yoga ajuda a aliviar a ansiedade e promove não só saúde física como também mental e emocional. E um dos exercícios que compõe a prática e que é fundamental para o alívio dela, nós já nascemos sabendo fazer muito bem: RESPIRAR.

Respirar é vida. Mas por diversos motivos e situações do dia a dia, muitas vezes deixamos que as preocupações e emoções tomem conta e desregulem nossa mente e respiração. E isso nos afasta de nós mesmos, da nossa essência, esquecendo de viver o único momento que existe, o presente. E assim, a ansiedade nos leva, sem pedir licença. O Yoga ajuda nosso corpo e nossa mente entrarem em harmonia novamente. E de forma profunda. A respiração, juntamente com as posturas físicas e mente presente, promovida pela respiração e consciência no corpo, fazem a energia fluir pelo nosso campo físico e sutil, nutrindo e melhorando o funcionamento de todos os sistemas do corpo e equilibrando nossas emoções. A mente se tranquiliza e nos tornamos mais presentes e auto-observadores.

Tenha um momento do seu dia para cuidar do seu corpo, das suas emoções, da sua mente. As ferramentas principais você já tem para a regulação do seu sistema nervoso, seu corpo e sua respiração. Basta ter esse compromisso de autocuidado.






Comentários


bottom of page